My cart

Nenhum produto no carrinho.

Horta Orgânica  Gelateria Integrale Museu do Macarrão Miniaturas de Ferrari Vespas Brinquedoteca Carabiniere Caminhão Alfa Via Zini Aeronautica Militare Uniformes Militare APE Carta do Garibaldi Food Truck

Horta Orgânica

A horta orgânica é uma iniciativa que surgiu de referências que nós observamos na Itália. Na Itália existe um costume já enraizado de se ter uma autoprodução residencial de hortaliças e folhagens para consumo próprio. A Zini observou um projeto em específico, em Milão/ITA, de uma produção ao longo do rio Darsena, que é uma ramificação dos canais do Naviglio. Ao redor do rio haviam sido criadas baias com caixas, onde eram produzidos vegetais comestíveis criados de forma orgânica.

Trazendo para o Brasil essas referências, nós adaptamos o projeto para ser usado sobras orgânicas, que são compostadas com composteiras devidamente posicionadas em nosso restaurante, que recebem as sobras que vem dos pratos e as sobras limpas que vem de dentro da cozinha, como: cascas e recortes de carne, até frutas e verduras. Com isso, essa biomassa é consumida no processo e é produzida a partir daí os nossos fertilizantes orgânicos, que é utilizado para enriquecimento do terreno onde as hortaliças são cultivadas.

Além disso, nós aproveitamos de uma tradição da empresa de recolher água da chuva e essa água recolhida é utilizada para irrigação automatizada de todos os canteiros de cultivo. A coleta é feita diariamente, em um sistema “just in time”, conforme a cozinha se abastece de vegetais. Por isso o vegetal chega tão crocante, saboroso e rico em nutrientes ao prato do nosso consumidor.
 
 Venha visitar nosso restaurante Piazza Zini e conhecer essa experiência sensacional!

horta

Gelateria Integrale

gelateria

A Gelateria é um orgulho do grupo Zini, porque foi ela montada utilizando maquinários tradicionais da sorveteria italiana. São máquinas Carpigiani, originais da década de 70. Elas são bastante apreciadas pelos mestres sorveteiros pela forma vertical que atuam, que realmente era a tradição dos sorvetes originais italianos.

Uma particularidade desses aparelhos italianos da década de 70, além de serem valorizados, é que hoje existem mestres sorveteiros que só trabalham com esse maquinário, porque o jeito que eles conferem cremosidade ao sorvete é diferente das atuais e mais modernas. Apesar das modernas serem mais práticas de operar, esse utiliza de uma forma de retirada do sorvete com um defletor manual, que garante uma textura única e exclusiva das máquinas Carpigiani.

É o estado da arte das máquinas de sorvete, são lentas e é exatamente essa lentidão no processo que garante essa textura do sorvete. No nosso restaurante são utilizados somente ingredientes naturais na produção dos gelados. Utilizamos também grandes doses de Fibrazin®, fabricado na Zini, garantindo leveza e digebilidade ao gelato.
 

Mas, nada melhor do que você mesmo experimentar e avaliar. Venha nos visitar e aproveitar para conhecer nossos gelatos deliciosos!

Museu do Macarrão

O nosso Museu do Macarrão é fruto de anos de paixão do fundador da Zini Alimentos Brasil, senhor Enrico Vezzani, pela coleta e seleção de maquinários italianos. Próprio da imigração e da tendência dos italianos imigrantes no Brasil em empreender. Os italianos imigrantes, cada um era hábil em uma arte ou habilidade e quando vieram pro Brasil, alguns deles acabavam fabricando os equipamentos.

O senhor Vezzani, então, procurava equipamentos fabricados por italianos imigrados no Brasil ou aparelhos vindos da Itália, os mais antigos. Equipamentos que vieram da Itália e que permitiram aos italianos inseridos aqui no Brasil de fabricar massas ou alimentos em geral partindo dessa importação.

A maioria dos aparelhos foram encontrados em ferros velhos/desmanches e acabavam sendo salvos de um triste “fim”. A Zini, então, se tornou uma restauradora de equipamentos antigos, inclusive alguns desse operaram na Zini Brasil nos inícios de suas atividades.

Todos estão expostos em um espaço para quem se interessar no tema.

maquina 1

Exposição de Miniaturas dA Ferrari

ferraris 2

As miniaturas da Ferrari também são uma paixão do fundador da Zini Alimentos, Enrico Vezzani. A coleção iniciou-se na juventude do senhor Vezzzani, no começo da década de 70 e foi se acumulando até o final da década de 90. São mais de duas mil peças. Em sua maioria, veículos da década de 50, 60 e 70.

Fato curioso: essas peças sofreram uma “dupla imigração”, pois o senhor Enrico trazia essas peças da Itália para o Brasil durante as décadas de 70 e 80, porém, em 86 ele resolveu voltar para a Itália e levou toda a coleção junto com ele.

E em 2015 ele resolveu fazer mais uma viagem com as peças, dessa vez, de volta ao Brasil. Para assim, as estabelecer de forma definitiva em uma área de exposição dentro do restaurante Piazza Zini. É uma coleção raríssima e única, algumas peças, inclusive, são exclusivas. 

O visitante tem a experiência de observar esta exposição gratuitamente e conhecer mais sobre os famosos carros italianos.

Coleção de Vespas

A coleção de Vespas, ícone da cultura italiana, partiu de uma paixão de um dos diretores da Zini Alimentos, Marco Vezzani. Tudo começou no ano de 99, quando ele adquiriu sua primeira Vespa, de cor vermelha. Após a primeira, desencadeou uma paixão por esses modelos de motocicletas italianas e começou a se montar uma coleção.

Hoje essa coleção possui aproximadamente 30 Vespas, das quais doze já foram restauradas. Os modelos são das décadas de 60 a 80. Em parte desse período, durante cinco anos, foram montadas no Brasil em parceria com a empresa Caloi. São Vespas montadas no Brasil, com peças importadas.
 
Todas estão espalhas ao redor do nosso restaurante Piazza Zini com estilos e cores diferentes, que podem servir para lindas fotografias para recordar.

vespas 2

Brinquedoteca

brinquedoteca

As crianças também têm lugar no Piazza Zini! Uma brinquedoteca com piscina de bolinhas, escorregador, balanço e mesas para pintura. Boa diversão!

Alfa Romeo - Carabinieri

Exposto em frente ao Piazza Zini, está a réplica de um Alfa Romeo, modelo 166, ano 98. Ele foi caracterizado de acordo com as viaturas institucionais da mais alta cúpula dos Carabinieri (força armada italiana). 

Ele conta com o incrível motor Busso V6 e blindagem italiana. Esse motor foi já foi eleito como o melhor v6 da história.
 

Aos amantes de veículos históricos, venham nos visitar e conhecer essa renomada viatura italiana.

carabinieri

Caminhão Alfa

Piccola Italia - Caminhão

Este é um dos maiores orgulhos do Piccola Itália. Esse caminhão representa um marco na história do desenvolvimento do Brasil, pois quando o ex-presidente Juscelino Kubitschek resolveu pôr em prática o “milagre econômico” ou “50 anos em 5”, pela relação do Brasil com a Itália, ele pensou nos italianos para desenvolver a tecnologia necessária para construir Brasília.

Precisavam-se de caminhões para realizar essa “obra faraônica” e buscaram na Itália essa tecnologia e o fornecimento de caminhões, em parceria com a Alfa Romeo, para conseguir “levantar” Brasília. Exposto aqui está uma das primeiras unidades importada da Itália deste modelo, ano 1956.

Venha conhecer!

Aeronáutica militare

Aeronáutica Militare é um acervo, exposto em nossas dependências, sobre a Associazione Arma Aeronáutica. É um local onde itens da história da Aeronáutica são recolhidos e catalogados.

Em breve será feito uma exposição maciça dessas peças de coleção para os visitantes.

Piccola Italia - Aeronautica militare

Uniformes militares

uniformes

Nas dependências do nosso restaurante, estão expostos uniformes oficiais do exército italiano. Um deles é o uniforme autêntico do senhor Enrico Vezzani, fundador e presidente da Zini Alimentos. Ele cumpriu o seu “servizio di leva” (alistamento obrigatório) na Aeronáutica Militare Italiana de 01/07/1972 até 24/09/1973. 

O outro faz parte da coleção dos “paracadutisti” (Brigada de Paraquedistas), da divisão “folgore”. É uma brigada aerotransportada do Exército Italiano. Suas unidades principais são três batalhões de paraquedistas. O nome “Folgore” é italiano para relâmpago. O Folgore é uma das três brigadas de infantaria leve do exército italiano.

Oportunidade única para quem aprecia itens históricos que fizeram parte de capítulos importantes da rica história da Itália. Venha nos visitar.

APE

Dentro do nosso restaurante está “estacionado” o Piaggio Ape, conhecido por “APE”. É um veículo comercial leve de três rodas, fabricado e comercializado pela Piaggio, fabricante italiano de veículos motorizados, como uma adaptação da scooter Vespa da empresa.

Os APE tiveram uma função no pós-guerra de fornecer aos italianos empreendedores veículos para transporte comercial de baixo custo, tanto na compra quanto na gestão. Elas gastavam como motos, mas transportavam como carros. A importância do APE na Itália se deve por dois motivos: primeiro pelo custo de produção que era muito baixo; segundo que eram os únicos veículos que conseguiam subir as colinas.

A Itália é formada por diversos vilarejos e as motocicletas da Piaggio tinham a função de subir por entre esses vilarejos, que ficavam no alto dessas colinas de difícil acesso para carros convencionais. Os APE conseguiam distribuir diversos materiais, até de grande peso, ao redor de toda Itália e com um custo de gestão extremamente baixo.

Venha conhecer um pouco mais da história desse veículo importantíssimo para a história da Itália.

Piccola Italia - A.P.E.

CARTA GARIBALDI

carta 2

Dentro do objetivo de visitar a Itália sem sair de São Paulo, o Piccola Itália tem a honra de apresentar uma carta original do mais famoso imigrante italiano no Brasil: Giuseppe Garibaldi.

Conhecido como herói dos dois mundos por ter combatido no sul da América (Brasil e Uruguai) e depois por libertar sua Itália. Garibaldi levou até a sua esposa, a catarinense Anita, como guerreira em suas incríveis aventuras. O Piccola Itália conseguiu juntar uma coleção de documentos e lembranças curiosas.

Todas dedicadas ao herói italiano, conservadas num curioso Museu-parede: catálogo de Massa Garibaldi feita nos EUA, até vinho Garibaldi Italiano. A maior surpresa em conhecer a parede de Garibaldi, porém, será ler a incrível história da “Cor Vermelha” que sempre foi seu uniforme. Não vamos adiantar para não estragar a surpresa. Venha conhecer a fabulosa história “Delle Camicie Rosse”.

Food Truck

A moda dos Food Truck pegou mesmo no Brasil como forma de servir uma alimentação saudável, de rápido preparo e em boas condições higiênicas diretamente nas ruas.

Zini Alimentos quis avançar no conceito e utiliza como base seus Food-Truck – veículos italianos antigos, na maioria Ape Piaggio, mas não exclusivamente.

Os veículos são reformados na Via Zini, equipados com as máquinas Pasta Expresso da ZINI e adaptados aos vários produtos e circunstâncias.

Os veículos Food Truck podem ser alugados ou utilizados na modalidade “A meia” que permite desenvolver atividades ao público sem qualquer investimento e sem ter os custos de compra dos ingredientes que são todos oriundos do Venda Zini.

food truck

© 2021 Todos os direitos reservados por Piazza Zini | criado por Arteon